Todo cuidado é muito bem-vindo para tentar conter o avanço do COVID-19 e estamos em um período decisivo para que a situação do país não seja ainda mais agravante. Além da devida higienização das mãos, evitar contatos físicos e aglomerações, é necessário entender como aumentar a imunidade!
É importante lembrar que a OMS afirma que não há nenhum medicamento ou vacina que possa prevenir o contágio do novo vírus. As recomendações é o caminho ideal para uma boa proteção. Continue a leitura e entenda como aumentar a sua imunidade.
Saiba como aumentar a imunidade através da nutrição
Frutas ricas em vitamina C: limão, laranja, kiwi e acerola. Os alimentos compostos por essa vitamina atuam contra vários vírus responsáveis por infecções respiratórias. Possuem poderosos antioxidantes que ajudam a diminuir o dano celular, beneficiando o sistema imunológico. O ideal é consumir a fruta imediatamente após aberta para não prejudicar seu valor nutricional.
Gengibre, cúrcuma, própolis e alecrim: todos tem efeito anti-inflamatório natural, possuem atividades imunomoduladores, antioxidantes, antibacterianos e o principal: antivirais. Você pode incluir em receitas do dia a dia, como por exemplo, em sucos.
Linhaça: A semente possui os lignanos, que são os principais compostos bioativos e eles apresentam atividades antioxidante, anti-inflamatória, imunomoduladora, antifúngica e antibacteriana. Também tem o composto bioativo herbacetina, que possui possível atividade contra o coronavírus MERS-CoV.
Iogurte: Devemos priorizar a versão natural, feita apenas com leite e fermento lácteo, pois é fonte de micro-organismos que contribuem para o equilíbrio intestinal e auxilia o sistema imunológico na luta contra bactérias ruins e infecções, além disso, são fontes de cálcio e vitamina D.
Aveia: Fonte de proteínas, minerais: cálcio e ferro e vitaminas B e E e beta-glucana e avenantramida, dois compostos bioativos importantes. A beta-glucana tem o poder de estimular a imunidade inata e aumentar a resistência contra infecções, já a avenantramida tem atividade antioxidante e anti-inflamatória.
Mel: O mel é um importante bactericida, que ajuda no combate às infecções, além de ser fonte de vitaminas B2, B3, B5, B6, B9 e C, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e magnésio.
Água: A hidratação correta é fundamental para manter a imunidade em alta. Ela é imprescindível para que todas as reações bioquímicas ocorram da forma correta nas células, em especial responsável pela defesa contra agentes infecciosos. O ideal é ingerir de 1,5 litro a 2 litros por dia.